segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Como reforçar a sua Imunidade



Em tempo de gripes e constipações, uma alimentação e um estilo de vida saudável são essenciais para o fortalecimento das nossas defesas naturais. Para isso: 


. Reduza o consumo de açúcares ( como doces e refrigerantes) e hidratos de carbono refinados (como pão/massas brancas, tostas, bolachas). O seu consumo debilita o sistema imunitário durante várias horas reduzindo assim a capacidade de nos proteger de bactérias e vírus.

. Aumente a ingestão de água, purificada, ao longo do dia de forma a prevenir desidratação interna. A água é essencial para transportar nutrientes como também para remover toxinas.

. Evite o consumo de bebidas alcoólicas e com cafeína, que para além de serem desidratantes, tendem a diminuir o número de glóbulos brancos e  os níveis de zinco.

. Fortaleça a sua flora intestinal com probióticos – Uma grande parte do nosso sistema imunitário advém das boas bactérias presentes nos nossos intestinos. Fontes de probióticos: iogurte natural, kefir, choucrute, sopa de miso, umeboshi, etc.

. Procure consumir alimentos ricos em antioxidantes como os vegetais, frutas, cereais integrais, algas e leguminosas. Estes alimentos contêm também um elevado teor de vitaminas, minerais, água e fibras.

. Pratique exercício físico. Não só favorece circulação sanguínea e linfática, assim como a oxigenação a nível celular. As bactérias patogénicas e os vírus não resistem bem ao oxigénio.

Descanse mais, respeite o seu sono – É durante o período nocturno que regeneramos, desintoxicamos e recarregamos energias para o dia seguinte. Tente ir para a cama com a mente tranquila e repouse cerca de 8h/noite.

. Lave as suas mãos frequentemente com água e um sabonete líquido (procure um que esteja isento de sulfatos como o sodium laureth sulphate). 

. Procure abrir as janelas (ex. em casa e no local de trabalho), para prevenir uma estagnação do ar. Coloque plantas de folhas verdes dentro de casa. São os purificadores de ar mais eficazes que existem.

Por Sara Fernandes


Sem comentários:

Enviar um comentário