domingo, 30 de dezembro de 2012

Comece 2013 de uma forma pura e simples

No próximo dia 2 de Janeiro, das 20H às 21H, assista a esta palestra e saiba o que fazer para começar o novo ano mais saudável.

Preço/pessoa: 10€
Pré-reservas pelo TLM 91 112 44 86  ou pelo e-mail: info@nutrisabores.net


sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Desfrute do Natal com Saúde


Dezembro é o mês do ano mais desafiante para gerir o peso. Com tantos dias festivos (jantares com colegas e amigos, noite de consoada, dia de Natal e passagem do ano) pode parecer difícil manter o peso, mas tendo em conta as seguintes orientações, verá que será mais simples do que imagina:


. Evite ir para um evento festivo de estômago vazio. Coma sempre algo antes de sair de casa. Opte por uma peça de fruta com 2 nozes ou um iogurte com pedaços de fruta fresca.


. Inicie a refeição com um copo de água e/ou uma sopa de legumes.


. À refeição, opte por combinar uma proteína (ex. bacalhau ou perú sem pele) com legumes cozidos ou uma salada variada e criativa (ex. adicione à alface, rúcula, bagas de romã, gomos de tangerina ou fatias de maçã).


. Mastigue devagar e de forma a saborear cada garfada. Comer devagar ajuda a aumentar a saciedade.


. Em termos de bebidas, é preferível optar por água e sumos de fruta natural a refrigerantes. Em termos de bebidas alcoólicas, opte por vinho tinto, preferencialmente de origem biológica. No entanto não é aconselhável a ultrapassar os 2 copos de vinho. 


. Substitua alguns dos ingredientes presentes nos doces natalícios sem que estes percam o seu sabor. 
- Procure reduzir um terço da quantidade de açúcar. 
- Pode substituir o leite por bebida de soja. 
- Em vez de margarina ou manteiga experimente óleo de coco.
Se nada disto for possível, dê preferência a sobremesas como fruta fresca (ex. abacaxi), gelatinas ou sobremesas que contenham fruta. 


. No dia seguinte, evite saltar refeições (ex. pequeno-almoço) para não ficar com muita fome e cometer mais exageros. Procure também beber mais água do que o normal e ingerir alimentos frescos e preparados de uma forma simples e com poucas gorduras. 


E porque não convidar a família/amigos a realizar uma caminhada ou a fazer exercício físico em conjunto após a refeição?


Desfrute desta época, cuidando de si! 

Por Sara Fernandes

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Valor calórico dos doces de Natal

Apesar de não dar muita importância ao valor calórico dos alimentos, achei interessante deixar-vos aqui esta imagem com o número de calorias de alguns doces natalícios. 

No jantar de Natal, opte por começar a refeição com uma sopa de legumes e de seguida preencha metade do seu prato com legumes ou salada. Na outra metade do prato, adicione o bacalhau ou perú assado e algumas batatas (opcional). 

Quando passar para as sobremesas, escolha apenas aquelas que realmente gosta e saboreie devagar, desfrutando da sua textura, aroma e sabor.

Votos de um Natal saudável e harmonioso,
Sara Fernandes



quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Desfrute do Natal sem ganhar peso, Hoje, às 19H30



Esta é uma das alturas do ano mais propícia a exageros alimentares.

A diversidade de doces natalícios, chocolates, bebidas alcoólicas e alimentos ricos em gordura é muito grande, no entanto, se tivermos alguns aspetos em consideração podemos desfrutar desta época festiva sem surpresas na balança e na nossa saúde.

Venha saber mais, hoje na palestra a realizar no espaço Nutrisabores, às 19H30.


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Como comer de forma económica e saudável



O segredo para comer saudável e a baixo custo passa por ter alguns conhecimentos de nutrição e fazer um  planeamento das refeições.
As sugestões abaixo podem ajudá-lo(a) a comer melhor sem gastar muito com isso:


. Faça sempre uma lista de compras – Mantenha um pequeno bloco de notas perto da cozinha e vá apontando os alimentos que estão em falta. Leve-o consigo quando for as compras pois assim não terá tantas tentações para adquirir produtos que não precisa.

. Evite ir às compras com fome – O risco de comprar alimentos tentadores e pouco saudáveis é muito maior quando estamos com fome.

. Substitua a carne por leguminosas – Reduzir a quantidade de carne e substituí-la por feijões, lentilhas ou grão-de-bico é uma boa forma de poupar dinheiro e simultaneamente obter a quantidade de proteína necessária no dia-a-dia. Combine-as com um cereal ex. arroz+feijão.

. Dê prioridade aos alimentos essenciais – Abasteça o seu frigorífico e despensa com alimentos essenciais no dia-a-dia como cereais integrais (ex. arroz/massas integrais), leguminosas, oleaginosas, ovos de origem biológica.

. Encha o frigorífico com uma variedade de fruta e vegetais – Comparativamente a outros alimentos, as frutas e vegetais (excluindo os importados) são alimentos económicos e com grande valor nutricional. Procure-os em mercados locais que além de serem mais baratos, são mais frescos e por vezes até isentos de pesticidas e herbicidas.

. Congelados são práticos – Pode também optar por congelar vegetais ou frutas frescas e da época para posteriores utilizações. Ou optar por comprar já congelados (ex. brócolos, milho, ervilhas…).

. Conservas sempre à mão na despensa – Nem todos as conservas são más, procure enlatados isentos de açúcar, aditivos e conservantes. Ex. Feijões, grão-de-bico; atum e/ou sardinhas conservados em água.

. Ervas aromáticas e germinados na cozinha – Mesmo que não tenha jardim, pode germinar leguminosas (ex. rebentos de soja ou de alfafa) e/ou ter algumas ervas aromáticas em vasos no parapeito da janela da sua cozinha. Germinados e plantas aromáticas como salsa, cebolinho, coentros dão um sabor peculiar a pratos simples para além de serem uma forma de enriquecerem visual e nutricionalmente às suas refeições.

Por Sara Fernandes

Como reforçar a sua Imunidade



Em tempo de gripes e constipações, uma alimentação e um estilo de vida saudável são essenciais para o fortalecimento das nossas defesas naturais. Para isso: 


. Reduza o consumo de açúcares ( como doces e refrigerantes) e hidratos de carbono refinados (como pão/massas brancas, tostas, bolachas). O seu consumo debilita o sistema imunitário durante várias horas reduzindo assim a capacidade de nos proteger de bactérias e vírus.

. Aumente a ingestão de água, purificada, ao longo do dia de forma a prevenir desidratação interna. A água é essencial para transportar nutrientes como também para remover toxinas.

. Evite o consumo de bebidas alcoólicas e com cafeína, que para além de serem desidratantes, tendem a diminuir o número de glóbulos brancos e  os níveis de zinco.

. Fortaleça a sua flora intestinal com probióticos – Uma grande parte do nosso sistema imunitário advém das boas bactérias presentes nos nossos intestinos. Fontes de probióticos: iogurte natural, kefir, choucrute, sopa de miso, umeboshi, etc.

. Procure consumir alimentos ricos em antioxidantes como os vegetais, frutas, cereais integrais, algas e leguminosas. Estes alimentos contêm também um elevado teor de vitaminas, minerais, água e fibras.

. Pratique exercício físico. Não só favorece circulação sanguínea e linfática, assim como a oxigenação a nível celular. As bactérias patogénicas e os vírus não resistem bem ao oxigénio.

Descanse mais, respeite o seu sono – É durante o período nocturno que regeneramos, desintoxicamos e recarregamos energias para o dia seguinte. Tente ir para a cama com a mente tranquila e repouse cerca de 8h/noite.

. Lave as suas mãos frequentemente com água e um sabonete líquido (procure um que esteja isento de sulfatos como o sodium laureth sulphate). 

. Procure abrir as janelas (ex. em casa e no local de trabalho), para prevenir uma estagnação do ar. Coloque plantas de folhas verdes dentro de casa. São os purificadores de ar mais eficazes que existem.

Por Sara Fernandes


Sara Fernandes na Terra Sã 2012 - Porto

No dia 2 de Dezembro, realizei uma palestra na Feira de Agricultura Biológica - "Terra Sã" no Palácio de Cristal na cidade do Porto sobre Alimentação macrobiótica biológica.
Fica aqui um apontamento deste evento e um agradecimento aos presentes.