sexta-feira, 12 de setembro de 2014

O poder nutricional do Abacate

O Minuto Saúde lançou-me o desafio: escrever sobre as propriedade nutricionais do Abacate e pediu ao Chef José Avillez para preparar uma receita com este fruto.
O resultado foi este:


Está disponível no site do Minuto Saúde, em formato PDF:

Benefícios do Abacate:
A pera abacate ou abacate (Persea americana) pertence à família das Lauráceas e é nativa da América Central, mais especificamente do México. Esta é uma das frutas mais nutritivas que existe dada a sua elevada composição em gordura, especialmente monoinsaturada, e por ser das frutas mais ricas em amino ácidos e isentas de frutose. 
O seu nome deriva do termo asteca Ahuacatl, que significa testículo, cuja forma é semelhante a esta fruta. A pera abacate tem sido conhecida como um alimento afrodisíaco  possivelmente porque  a sua gordura é indispensável para o equilíbrio hormonal e a presença de vitaminas C e E, essenciais para a fertilidade masculina e beleza da pele.
O abacate é uma fruta de fácil digestão, saciante e que apresenta um índice glicémico reduzido, o que ajuda na regulação  dos níveis de açúcar , especialmente útil para alguns doentes diabéticos e em casos de emagrecimento.
Segundo alguns ensaios clínicos, a ingestão diária de pera abacate tem estado associado a um menor risco de doenças cardiovasculares. A presença do fitoquímico beta-sitosterol, parece ajudar na redução do colesterol total, aumento do colestrol HDL e redução do colesterol LDL. Paralelamente, este composto também parece exercer um efeito anti-cancerígeno.
A presença de glutationa, antioxidante que favorece a redução de radicais livres, confere-lhe propriedades anti-inflamatórias essenciais para a prevenção de doenças cardiovasculares, degenerativas e envelhecimento precoce. 
Como escolher?
Geralmente  compram-se verdes, isto é, duros ao toque. Devem amadurecer à temperatura ambiente ou, de forma a acelerar o processo de amadurecimento, podem envolver-se em folhas de jornal. Assim que estiverem moles ao toque, podem ser ingeridos ou conservados, preferencialmente com o caroço, no frigorífico. Dado que em contacto com o oxigênio e a luz, a gordura tende a oxidar é aconselhável adicionar gotas de sumo limão à polpa do abacate de forma a abrandar a sua oxidação.
A polpa, comece com um quarto de abacate, quando esmagada  e temperada com sumo de limão, flor de sal e piri piri em pó, pode ser utilizada como um molho ou paté para barrar em tostas, wraps ou sandwiches, em substituto da manteiga. Fatiado ou em cubinhos, este fruto é também é uma boa adição em batidos, massas ou saladas. Experimente, a sua saúde agradece! 

Referências:
Dreher ML, Davenport AJ. (2013) Hass avocado composition and potential health effects. Crit Rev Food Sci Nutr.53 (7):738-50. 

Fulgoni VL 3rd, Dreher M, Davenport AJ. (2013) Avocado consumption is associated with better diet quality and nutrient intake, and lower metabolic syndrome risk in US adults: results from the National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) 2001-2008. Nutr J.12:1. 

Sem comentários:

Enviar um comentário