Este ano voltei ao Festival do Pão de Portugal, em Albergaria-à-Velha, no distrito de Aveiro, para ver e saborear algumas variedades de pão (são mais de 70 de todo o País, incluindo da Madeira e Açores).
Para quem não sabe, Albergaria-à-Velha, a cerca de 15 minutos da Nutrisabores, tem uma grande tradição no fabrico do pão e existem mais de 350 moinhos identificados no Concelho, o que o torna numa das regiões com maior concentração de moinhos de água na Europa. Ao longo dos últimos anos têm sido restaurados por particulares e entidades locais, tendo a Autarquia criado a Rota dos Moinhos de Albergaria-à-Velha, um conjunto de percursos pela natureza que permitem a visita destes engenhos.
Encontrei algumas opções de pão com ingredientes mais "saudáveis", por conterem menos farinhas refinadas, fermentos e aditivos extras, algo que começa a ser cada vez mais difícil de encontrar em padarias ou nas grandes superfícies.
As minhas preferências ficaram pela Broa de milho e centeio (vejam na foto a broa gigante!) e o Bolo do Caco, oriundo da Ilha da Madeira, que contém uma grande percentagem de batata doce na sua composição. Uma tentação!
Sem comentários:
Enviar um comentário