quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A importância dos Cosméticos de origem biológica


A maior parte dos produtos de beleza e higiene pessoal que aplicamos na pele contêm ingredientes químicos suspeitos de a desidratarem, criarem alergias cutâneas, alterarem o equilíbrio hormonal e serem potenciais cancerígenos.
 

De acordo com a Consumer Reports apenas 11% dos 10.500 ingredientes presentes nos produtos de beleza e higiene corporal, são avaliados quanto ao seu nível de segurança.

Os produtos de beleza e higiene de origem biológica, especialmente se estiverem certificados, são uma aposta segura para a sua pele e saúde. Estes produtos estão sujeitos a critérios rigorosos quanto à selecção dos ingredientes e estão isentos de ingredientes sintéticos derivados de petróleo (ex. óleos minerais), conservantes, aromas e corantes artificiais.
 

Começam a surgir cada vez mais marcas ditas “naturais” no mercado. No entanto o termo “natural” não está regulamentado na área da cosmética e a maioria dos produtos ditos “naturais” contêm muitas vezes quantidades irrisórias de ingredientes naturais em embalagens atraentes e sofisticadas.

Um conselho simples quando for às compras: antes de se preocupar com o aroma e textura do produto que vai adquirir procure olhar primeiro para o rótulo e evite os produtos compostos por ingredientes químicos como:

. PARABENOS 


. ÓLEOS MINERAIS


. SULFATOS ex. Sodium Laureth Sulfate


. PERFUMES/FRAGÂNCIAS SINTÉTICAS



Para mais informações, veja este vídeo sobre a História dos Cosméticos.

Se estiver interessado em assistir a palestras ou workshops sobre como ler os rótulos dos cosméticos ou mesmo em como fazer os produtos de beleza em sua casa, envie-nos um e-mail (info@nutrisabores.net).

Sem comentários:

Enviar um comentário